Chapa 1

Caro colega professor,

Iniciamos este blog com o intuito de divulgar nossa plataforma e de conhecer sua opinião.

Seja bem-vindo!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Sindicato, política, partidos e independência

O sindicato é uma organização política por excelência. Ainda mais um sindicato de professores de universidades federais, cuja luta mais direta encontra como adversários o Estado, os governos federais e as administrações universitárias. Assim, desqualificar a essência política da nossa atividade sindical é desconhecer a realidade. No entanto, política não é sinônimo de partidarização ou aparelhamento. Não precisa ser. Defendemos e praticamos um sindicalismo que politiza sem partidarizar; que faz política sem se submeter ao governo ou às administrações universitárias; que atua politicamente sem se atrelar a candidatos quaisquer nas eleições parlamentares e governamentais. Nada temos contra colegas que tenham identidade ou filiação a partidos políticos. Muitos de nós temos. É um direito da cidadania e uma característica da democracia. Não aceitamos que nenhum colega seja discriminado ou desrespeitado por suas posições, desde que aceite o jogo democrático e o debate de ideias. Muitos de nós lutamos para que todos pudessem se vincular a qualquer partido, mas não aceitamos que partidos se imiscuam ou queiram utilizar-se do nosso movimento. Para nós, isso é a essência de um sindicalismo moderno e independente.
 
Por isso, defendemos que a direção da ADUnB seja independente e plural. Independente para poder defender os interesses dos professores sem se preocupar com os juízos ou sanções dos poderosos. Independente para que não se deixe levar pelos patrulhamentos ideológico, partidário ou corporativo. Independente para poder agir em nome dos professores e dos seus interesses, sem se deixar levar por demagogos de plantão. E plural. Plural para que todos os professores se sintam representados no sindicato, mesmo que eventualmente discordando da sua direção. Plural para blindar o sindicato e o movimento dos professores (e mesmo a universidade) contra interesses partidários, de candidaturas e de grupos minoritários. Plural para garantir que o debate realizado desde o início do século XX, de separação de sindicalismo e partidos políticos, possa existir no século XXI.

Assim, defendemos a politização dos professores da UnB como forma de evitar a partidarização da ADUnB e para qualificar a luta sindical. A Chapa 1 – Plural e Independente – chama todas as professores e professores para o debate político em torno das nossas lutas salariais e profissionais e em defesa de uma UnB que permita que todos possamos trabalhar com dignidade e respeito mútuo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário