Chapa 1

Caro colega professor,

Iniciamos este blog com o intuito de divulgar nossa plataforma e de conhecer sua opinião.

Seja bem-vindo!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Nossa Plataforma



1. Conjuntura

O momento de crise que vivemos na Universidade de Brasília e que culminou em nossa greve de mais de 60 dias requer uma forte mobilização em prol da defesa da universidade pública. Neste contexto, a defesa de interesses e direitos de seus associados e a garantia da diversidade de ideias e opiniões são deveres de qualquer direção sindical! A ADUnB deve ser independente do governo; isto implica que não pode se submeter aos interesses da administração pública que sejam diversos daqueles de seus associados. A política de independência em relação ao governo mostrou-se coerente na atual luta em defesa da autonomia universitária e de um direito fundamental de todo trabalhador: seu salário. A construção de um forte movimento em defesa da universidade pública e gratuita exige a unidade dos segmentos da comunidade universitária, com o respeito as suas especificidades. Conclamamos todos os professores a se unirem a nós por uma UnB plural, transparente, democrática, ética e cumpridora de seus objetivos. Respeitar a independência de cada segmento, sem perder de vista nossos interesses comuns, é nosso compromisso.

A eleição para a diretoria da ADUnB ocorrerá nos dias 11 e 12 de maio. Temos a ciência de que a presente eleição ocorre num momento de intensa luta política, que demandou a mobilização da comunidade docente, o que pode ser verificado pelo significativo incremento no número de associados (mais de 2000 ) e no aumento da participação nas assembleias. No entanto, a participação docente pode e deve aumentar. Hoje temos, à disposição. diversos meios de comunicação que facilitam a participação e a integração dos professores. As ferramentas da internet destacam-se neste contexto, e com o aval dos associados, devem ser utilizadas com maior intensidade. Consultas eletrônicas, debates virtuais, divulgação em redes sociais e as diversas ferramentas de comunicação virtual podem ajudar a qualificar e a democratizar o debate. Nossa proposta básica é aproximar ainda mais a ADUnB dos professores, fisicamente e virtualmente.

Uma maior aproximação dos professores se traduz no respeito à pluralidade com exercício da tolerância. Repudiamos o sectarismo e a instrumentalização da entidade sindical por partidos políticos e grupos minoritários. Os movimentos sociais devem ter a soberania para utilizar os instrumentos de luta adequados a cada conjuntura. Continuaremos a ter uma postura pró-ativa em relação aos graves problemas enfrentados pela universidade e pela sociedade.

2. A universidade que queremos

Não abrimos mão da defesa de uma universidade pública e de interesse público, de sua gestão democrática e participativa, de sua autonomia e responsabilidade. Temos o compromisso com a busca da excelência universitária em seus três pilares básicos: ensino, pesquisa e extensão.

3. Nossa plataforma de ação

São inúmeros os desafios que se impõem ao movimento sindical dos docentes nas universidades públicas. A sociedade brasileira mudou e com ela suas demandas político-sociais, o que exige revisão de atitudes. Como professores universitários, devemos abraçar posturas éticas e socialmente comprometidas e agir com coerência e discernimento, afastando-nos de práticas demagógicas. Devemos reafirmar o compromisso com a sociedade e reavivar o papel crítico da inteligência acadêmica, o que demanda um esforço permanente de reflexão. Desta forma, nos propomos a conjuntamente defender a excelência acadêmica e os meios pelos quais ela se estabelece: condições salariais dignas, liberdade de pensamento e expressão, valorização dos espaços acadêmicos, quer físicos ou administrativos.

4. Plataforma relativa aos novos campi e REUNI no Darcy:

Um desafio novo será integrar os novos campi e cursos à Universidade de Brasília, de forma a assegurar qualidade de ensino, de pesquisa e de extensão.

A Chapa 1 tem uma profunda preocupação com o processo de expansão do REUNI, em especial quanto à expansão extra-Darcy, no entanto sem desconsiderá-lo. Nesse sentido ela é composta por vários representantes destas novas unidades, pois se considera importante apoiar tanto os ‘antigos’ quanto os ‘novos’ professores. Investiremos nossos esforços em criar uma atmosfera política favorável à resolução dos problemas já apresentados. Nos debruçaremos sobre os prognósticos negativos quanto à continuação da expansão depois de 2012, data da expiração do período inicial do REUNI, buscando perspectivas positivas de organização. Alguns pontos terão atenção especial:
  • Instituição do Auxílio Moradia para os professores dos novos campi, uma vez que grande número de professores mora em Águas Claras, Sobradinho, Planaltina, Taguatinga, para ficarem próximos do trabalho. A exemplo da proposta da CAC para o corpo discente, os professores devem perceber um auxílio, dada a inexistência de moradia funcional fora do plano piloto. Esse princípio segue o do auxílio alimentação e auxílio transporte, isto é, está de acordo com o princípio da isonomia;
  • Implantação do atendimento jurídico nos novos campi;
  • Apoio à política de expansão, em especial na garantia de que o processo previsto termine como foi proposto inicialmente: o objetivo seria a entrega dos prédios adequados e quadro completo de professores, funcionários e técnicos;
  • Representação sindical nos campi, sob forma de um posto avançado de atendimento, com autonomia relativa;
  • Adequação e reconhecimento do estatuto dos campi na próxima estatuinte ou no estatuto atual da UnB, tirando as novas unidades do 'limbo' jurídico atual;
  • Atenção especial às relações de trabalho dos novos professores em estágio probatório;
  • Representação sindical, de membros dos campi, no Grupo Gestor do Reuni, para discutir com os interessados a política de expansão e o destino dos recursos. Como exemplos, discussão dos RUs nas expansões; moradia para alunos na Ceilândia ou Planaltina ou Gama;
  • Aumento do número de vagas funcionais de moradias na Colina e nas quadras, dado que houve aumento no número de professores da UnB.

5. Principais ações:
Em consonância aos interesses dos professores:
  • Lutar contra qualquer corte salarial;
  • Coordenar ações em prol da isonomia salarial dos professores;
  • Criar mecanismos mais ágeis de progressão por mérito e por tempo de serviço, como o reconhecimento da legitimidade do CV Lattes como documento comprobatório das atividades acadêmicas;
  • Discutir um plano de carreira que contemple os objetivos, as especificidades e o mérito de nossa profissão;
  • Buscar a extensão das gratificações aos aposentados e equiparação da remuneração dos aposentados com os servidores da ativa;
  • Buscar meios para a criação de mecanismos que garantam uma aposentadoria justa para os professores enquadrados no novo regime de previdência;
  • Lutar por melhores condições de trabalho;
  • Trabalhar por uma ADUnB cada vez mais representativa, realizando campanha de ampliação do número de filiados e criando mecanismos que fomentem uma participação efetiva;
  • Incentivar a renovação, participação e fortalecimento do Conselho de Representantes;
  • Continuar aprimorando os canais de discussão e divulgação das questões do sindicato (boletins, jornais, fóruns, encontros, etc.);
  • Continuar transformando a Casa do Professor em lugar efetivo de encontro e convivência entre os professores, com palestras, lançamentos de livros, discussões, cultura e lazer, enfim, num local de interação efetiva e afetiva;
  • Continuar participando da busca de soluções aos problemas que dizem respeito diretamente à qualidade de vida dos professores, como plano de saúde e outros, sem perder a perspectiva de luta solidária pela universalização dos serviços de saúde, moradia e transporte;
  • Promover e estimular eventos que integrem a comunidade universitária (docentes, discentes e servidores administrativos) para pensar e encaminhar propostas para a construção democrática de uma UnB que cumpra seus objetivos e garanta a qualidade de ensino, da pesquisa e da extensão, sem prejuízo das diferenças

Um comentário:

  1. Prezados
    Voces poderiam responder a esta inteligente "provocação":

    http://metodologiaci.blogspot.com/2010/05/esclarecimento-sobre-as-eleicoes-da.html

    Pretendo postar no meu blog a resposta de voces, ok ?

    Marcelo Hermes

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