Chapa 1

Caro colega professor,

Iniciamos este blog com o intuito de divulgar nossa plataforma e de conhecer sua opinião.

Seja bem-vindo!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Simplificar os pedidos de progressão funcional

Os novos professores que estão entrando na UnB, além das suas atribuições acadêmicas terão de reservar um tempo e espaço nas suas gavetas para armazenar dezenas de comprovantes, declarações, atestados, cópias de artigos, comprovantes que ministraram disciplinas, etc. Esses documentos se fazem necessários para a comprovação do pedido de progressão funcional realizada a cada dois anos por mérito e a cada quatro anos por tempo de serviço. É isso o que disciplina a Resolução do CEPE que existe há mais de 20 anos, quando o Curriculo Lattes ainda não existia. A UnB tem um dos sistemas mais morosos e antiquados de progressão funcional. Embora os esforços de vários colegas que participam da Câmara de Carreira Docente - CCD, o fato é que entre o tempo entre o pedido manifestado pelo professor na sua Unidade até a sua aprovação na CCD pode levar mais de um semestre.
Os novos professores que estão ingressando na UnB já concluíram sua formação sob os auspícios da Plataforma Lattes. Tudo o que é produzido é informado no currículo do CNPq. A Chapa-1 propôs no seu plano de ação a criação de mecanismos mais ágeis de progressão por mérito com o reconhecimento e legitimidade co CV Lattes como documento comprobatório das atividades acadêmicas.
A Chapa-1 vai apresentar uma proposta ao CEPE para que institua um grupo de trabalho visando criar mecanismos mais ágeis eficazes de progressão funcional com a utilização dos dados armazenados na plataforma Lattes integrando-os aos registros dos sistemas internos da UnB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário